Bissau Perspective número 10

Autor: Alfa Candé; Categoria: Guiné-Bissau; Tags: Bissau Perspective, Carnaval; Idioma: Português; Data: 24-02-2017 às 23:11



Como é comemorado o Carnaval na Guiné-Bissau?

Aqui como em toda a parte do mundo o Carnaval é uma festa de mostra de cultura de um povo. Mas na Guiné-Bissau esta festa tem uma particularidade devido a diversidade de etnias que compõem o mosaico cultural. Para quem não sabe, a Guiné-Bissau possui cerca de quarenta etnias.
Todos os anos criam-se comissão nacional e comissões regionais. Cabe a comissão nacional escolher o lema e organizar o desfile nacional ao passo que as comissões regionais organizam desfiles regionais onde sai um grupo que vai representar a sua respetiva região no desfile nacional, em Bissau.
Este Carnaval cuja organização está entregue a Direção Geral da Cultura, decorre de 25 a 28 sob lema"Nô Djubi Carnaval" que significa na língua portuguesa "Vejamos o Carnaval". O Governo garante o financiamento dos desfiles: desde transporte, estadia, alimentação e prémios através duma verba que aloca a comissão organizadora.
O país prepara-se assim para aquela que é a maior festa cultural. Em Bissau nota-se as mudanças dos locais públicos devido aos tradicionais bares que se constroem durante as festividades. Também se registam entradas de muitos turistas provenientes maioritariamente da Europa que vêm matar a curiosidade sobre o Carnaval desta Guiné.


Comentar







Voltar página anterior